Marcadores

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Também conhecido como Karate Oyama (em decorrência do nome de seu fundador Masutatsu Oyama) ou, simplesmente, Kyokushin!
O estilo de Karate Kyokushinkai foi criado por Masutatso Oyama (nome japonês do coreano Hyung Yee ).

O kanji (caracteres japoneses), usado universalmente na frente do dogi, (roupa de treino ) significa "Kyokushinkai", que é o nome dado por Sosai Mas Oyama para o estilo de karatê que ele criou.  O kanji é composto de três caracteres:
Kyoku Kyoku com o significado de "aprofundar".-
Shin Shin com o significado de "verdade".
Kai Kai com o significado de "sociedade" ou "associação".



Kanku
Kanku




O símbolo do Karate Kyokushin é o Kanku, que é derivado do Kata Kanku. Neste kata, as mãos são levantadas e os dedos se encontram para formar uma abertura através da qual o céu é visto. A parte superior e inferior dos pontos do KankuKanku é cercado por um círculo, simbolizando a continuidade e a ação circular. representam os dedos de cada mão ao tocar em cima e, os polegares, tocando na parte inferior, simbolizam os picos ou pontos finais. As seções de espessura nos lados representam os pulsos, simbolizando o poder. O círculo central representa a profundidade infinita. Todo










História do Kyokushin no mundo
“Sosai” Masutatsu Oyama
Hyung Yee nasceu na Coréia em 1923. Adotou o nome japonês Masutatso Oyama.
Ainda cedo descobriu as artes marciais, tendo treinado diversos tipos de Kenpo chinês e japonês.
Em 1948, Oyama se impôs um exílio voluntário de 18 meses no monte Kiyosomi (Japão). Foi nessa época que ele começou a lutar com touros. Após, ele decidiu repetir uma antiga prova praticada nas escolas de kendo e Judô: a prova dos cem combates. Ele foi além: lutou por 3 dias consecutivos, realizando 300 combates, sendo 100 combates por dia.
A organização Kyokushin-Kai foi fundada em 1957.
“Kancho” Shokei Matsui
Shokei Matsui nasceu em 15 de janeiro de 1963, em Chiba, Japão.
Iniciou os treinos no Kyokushin aos 13 anos de idade.
Foi campeão mundial no ano de 1985.
Com a morte do Mestre Oyama, em 1994, Shokei Matsui foi indicado pelo Mestre Oyama através de um testamento, como sendo o seu sucessor na chefia da organização Kyokushinkai-Kan.
É o atual presidente da Organização Internacional de Karate Kyokushinkai-Kan.
História no Brasil


“Shihan” Seiji Isobe
Começou a praticar karate aos 15 anos de idade e, 4 anos depois, iniciou os treinos no Kyokushin.  Em 10 de outubro de 1972, chega ao Brasil aquele que seria o responsável pela difusão do Kyokushin no Brasil: o então 3° Grau, Shihan Seiji Isobe. Atualmente, no 8° Grau, é um dos líderes mundiais do Kyokushin.
História no Rio Grande do Sul
Em fevereiro de 1988, foi criada a Federação Gaúcha de Karate Kyokushin
Oyama e,um ano mais tarde, o campeão brasileiro, Sensei Aderino Gonçalves, faixa
Preta (3º grau), se estabeleceu em Porto Alegre, assumindo a direção técnica da
mesma (cargo ocupado, hoje,  por Airton Martinicorena). Atualmente, a Federação Gaúcha de Karate Kyokushin Oyama está sediada em Guaíba e é presidida pelo Sensei Henrique Martinicorena (2º dan).
História em Caxias do Sul
No ano de 2007, Dinei Daneris Junior (na época, faixa marron), proveniente da cidade de Pelotas, muda-se para Caxias do Sul. Desse modo, chegou o Karate Kyokushin a Caxias do Sul
Atualmente, o representante oficial do Karate Kyokushin em Caxias do Sul, permanece o Sensei Dinei – Faixa preta (1º Grau).
Filosofia do Karatê Kyokushin
À primeira vista, quem conhece o Karate Kyokushin, pensa tratar-se de uma arte marcial violenta mas, quem começa a praticar, logo desfaz essa idéia.
O treinamento do Karate Kyokushin é muito árduo, trata-se de uma rotina repetitiva e simples.
Do faixa branca ao faixa preta, todos fazem o treino básico (Kihon, ido Gueiko e kata).
Segundo Shihan Seiji Isobe, “suportar essa rotina é a coisa mais importante, sendo  o meio de adquirir a confiança em si – que é a base do autocontrole – para, então, adquirir total e perfeita serenidade de espírito”.
Os professores de Kyokushin jamais devem esquecer-se dessa disciplina rígida, muito menos, afrouxá-la, devendo trilhar, sempre, o bom exemplo da integridade e firmeza, e dispensar aos alunos  sua melhor orientação, mostrando-lhes o próprio suor nos  treinos diários.
Em resumo, a Filosofia Kyokushin é:
1 – Ser rigoroso consigo mesmo.
2 – Ser compreensivo com seus semelhantes.
3 – Venerar seus pais.
4 – Ser fiel a Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário